
•SELO COMUNIDADE PRÓ-ENVELHECIMENTO•
A Checklist Comunidades Pró-Envelhecimento pretende ser, simultaneamente, uma lista de verificação e um instrumento de melhoria, estimulando a auto-avaliação das Comunidades acerca das suas estratégias, práticas, e actividades em matéria de envelhecimento saudável e bem-sucedido, assim como o desenvolvimento e implementação de planos de acção e melhoria de práticas futuras neste âmbito. Aplica-se de igual modo a Comunidades mais e menos desenvolvidas, maiores e mais pequenas e pode ser usada como uma ferramenta de auto-avaliação e monitorização do progresso em direcção ao objectivo de construção de uma CP-E.
O processo de candidatura ao Selo Comunidade Pró-Envelhecimento requer que as Comunidades candidatas, através dos serviços das suas Câmaras Municipais ou Juntas de Freguesia, ao preencherem a Checklist, apresentem evidências e exemplos concretos de boas práticas implementadas no terreno. O Selo Comunidade Pró-Envelhecimento será atribuído a todas as Comunidades que obtenham um total de 56 pontos, no preenchimento da Checklist.
Os Selos Comunidade Pró-Envelhecimento serão atribuídos numa cerimónia a realizar no final do corrente ano civil, em data a designar, e as Comunidades distinguidas serão anunciadas através dos meios de comunicação social.
Objectivos
-
Distinguir as Comunidades portuguesas que implementem boas práticas ao nível da promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido, com qualidade e inovação, e que representem um valor acrescentado para a sociedade, com reflexo directo no bem-estar das comunidades.
-
Identificar e disseminar boas práticas de promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido, na expectativa de que as práticas identificadas possam ser replicadas e/ou constituir um incentivo para o desenvolvimento e construção de Comunidades pró-envelhecimento em todo o território nacional.
-
Apoiar e promover a Campanha Comunidades Pró-Envelhecimento, estimulando trajectórias positivas de desenvolvimento e ajudando as Comunidades e as comunidades de cidadãos a olharem para si mesmas do ponto de vista do envelhecimento saudável e bem-sucedido.
-
Promover a mensagem de que o envelhecimento saudável e bem-sucedido é fundamental para o desenvolvimento saudável de Portugal e para o bem-estar de todos os cidadãos, por razões de ordem ética, prática e económica, e fomentar a melhoria e qualidade das acções para a sua promoção.
-
Demonstrar as vantagens e os benefícios, para as autarquias, da aplicação de boas práticas de promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido, encorajando o apoio público a novas e criativas abordagens que permitam às comunidades de cidadãos envelhecer de modo saudável.
-
Combater o idadismo e contribuir para uma sociedade inclusiva e equitativa do ponto de vista social, político e económico, independentemente da idade dos cidadãos.
-
Incentivar as autarquias e as comunidades a trabalharem conjuntamente e em parceria para gerirem as matérias relativas à promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido.
-
Promover o papel dos Psicólogos na promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida.
Nota: Uma vez que a submissão da checklist é feita online e não pode ir sendo gravada, sugerimos que descarregue o documento de rascunho, no sentido de ir preenchendo as respostas e analisar e recolher os dados e informações que serão solicitados, antes de submeter a candidatura.
Em caso de dúvida, contacte-nos pelo email info@ordemdospsicologos.pt